Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cibertúlia

Dúvidas, inquietações, provocações, amores, afectos e risos.

Fevereiro 09, 2016

Mais impostos. Diz quem?

Miguel Marujo

Escrevi isto no DN de ontem. E não vi ninguém desmentir. Mas andam todos a falar de mais impostos. Mais impostos? Diz quem? Paga quem?

«O filme para os próximos dias já tem guião escrito, mas ao virar de cada página o argumento varia conforme as personagens. Os números servem-se para todos os gostos: para PSD e CDS, o Orçamento do Estado (OE) do Governo representa um “gigantesco aumento de impostos”; já António Costa afirmou que com sociais-democratas e centristas estaríamos a pagar mais se estivessem no executivo.
Em abono da sua tese, o secretário-geral do PS e primeiro-ministro lembrou – no sábado, numa sessão de esclarecimento sobre o OE – o Programa de Estabilidade entregue pelo anterior governo de coligação em Bruxelas. Este documento previa para este ano de 2016 (na sua página 98) uma receita total de impostos que representava 25,6% do PIB, enquanto que o relatório do Orçamento do atual Governo antecipa 25,2% do PIB em receitas fiscais – menos 0,4%.
O contexto macroeconómico é também outro: PSD e CDS queriam atingir um défice de 1,8%, quando o PS acordou 2,2% com Bruxelas. O esforço para chegar aquele défice seria maior e poderia passar por mais impostos, uma vez que, na altura, a coligação não explicou que medidas aplicaria para atingir esse valor.»
[in DN de segunda-feira, dia 8]

1 comentário

Comentar post