Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cibertúlia

Dúvidas, inquietações, provocações, amores, afectos e risos.

Dezembro 15, 2003

Segunda-feira. De manhã

Miguel Marujo

Estou velho!

dói-me o joelho

dói-me parte do antebraço

dói-me a parte interna

de uma perna

e parte amiga

da barriga

que fadiga

o que é que eu faço?

escolho o baço ou o almoço?

vira o osso

dói o pescoço

é do excesso

do ex-sexo

alvoroço

perco o viço

já soluço

já sobrosso

esmiúço

os meus sintomas

e já agora, do meu médico

os diplomas

esmiúço

a consciência

e já agora, apresento a penitência



Ah que estou arrependido

de ter feito e de ter tido

ai coração, ora seja

como a que ouvi na igreja



Mea culpa, mea culpa

minha máxima desculpa

é ter vindo p'ro presente

conservado em aguardente



Quero ser p'ra sempre jovem

as minhas células movem

uma campanha eficaz

água benta e água-raz

O elixir da eterna juventude

esse que quer que tudo mude

p'ra que tudo fique igual

estava marado

falsificado

é desleal!



Vou implorar aos apóstolos

mas é pior, que desgosto-os

com tanto pecado junto

não lhes pega nem o unto



Vou recorrer aos meus santos

esses, ao menos, são tantos

que há-de haver um que me acuda

senão ainda tenho o Buda



Maomé vai à montanha

o papa, ninguém o apanha

na Rússia, o rato rói a rolha

venha o diabo e escolha



O elixir da eterna juventude

esse que quer que tudo mude

p'ra que tudo fique igual

estava marado

falsificado

é desleal!



Misticismo agora à parte

envelhecer é uma arte

"arte-nova", "arte-final"

numa luta desigual



Só me vou pôr de joelhos

ante o mais velho dos velhos

e perguntar-lhes o segredo

de p'ra ele inda ser cedo



Quando o espelho me mira

já nem o chapéu me tira

deito-lhe a língua de for a

pisco o olho e vou-me embora



O elixir da eterna juventude

esse que quer que tudo mude

p'ra que tudo fique igual

estava marado

falsificado

é desleal!




Sérgio Godinho, «Elixir da Eterna Juventude»