Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cibertúlia

Dúvidas, inquietações, provocações, amores, afectos e risos.

Junho 27, 2005

Da diatribe [contribuições de leitores]

Miguel Marujo

Sobre a minha acusação à flor da pele, a Lucy fez-nos chegar a posição do movimento Pax Christi (link para mais tarde) e o Octávio faz-nos chegar uma breve notícia da Ecclesia, que não mereceu grande divulgação:

CEP condena manifestações racistas e xenófobas

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), reunida hoje em assembleia plenária extraordinária, manifestou a sua firme condenação pelas recentes manifestações racistas e xenófobas no nosso país, apelando «a uma sociedade tolerante e aberta, segura mas inclusiva».
Após a onda de medo gerada na opinião pública após o episódio do "arrastão" na praia de Carcavelos e da manifestação "contra a criminalidade" convocada pela Frente Nacional no passado sábado, em Lisboa, a CEP vem pedir aos portugueses que se manifestem «contra o crescimento de um clima de racismo e xenofobia».
«Queremos que haja serenidade e racionalidade, para que as pessoas não se deixem levar por sentimentos instintivos, para que não se exagere e não se vá na onda», revela o secretário da CEP, D. Carlos Azevedo, em declarações à Agência ECCLESIA.
Os Bispos portugueses sublinham que «a criminalidade deve ser punida, sem qualquer discriminação», mas alertam para a necessidade de, em primeiro lugar, «colmatar as causas da exclusão social e da pobreza que motivam estes fenómenos».
Segundo o secretário da CEP, a ausência da «serenidade e racionalidade» pedida pelos Bispos apenas irá levar a «uma situação de maior mal-estar».


23/06/2005 17:54