Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Boarding

por Miguel Marujo, em 26.10.07
Diz-nos a CIP que um aeroporto em Alcochete custará menos três mil milhões de euros. É dinheiro. Mas este coelho da cartola, tirado de repente e logo incensado numa quase unanimidade, continua a merecer-me reparos: quem o financia?, que interesses se escondem?, a Lusoponte é uma das suas financiadoras?
No dia em que a CIP (confederação de industriais, note-se) divulgar tudinho, aí sim pode comparar-se.

[Da Ota, não sei se é melhor ou pior. E os interesses da Ota, já atravessaram governos PSD - que deu luz verde à coisa, note-se - e PS.]

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.10.2007 às 09:59

O pior é que com o jornalismo irresponsavel que se pratica em Portugal, parece que realmente é o mais barato e o melhor, quando os parametros comparativos ainda terão que ser comparados com a Ota pelo lneti. A CIP está a comprar espaço dentro dos telejornais e redacções, já que, como se sabe as publireportagens obrigam a que o nome do patrocinador seja revelado.
Neste jornalismo tudo se vende, e tudo se faz passar por verdadeiro.
Se alguem tivesse duvida da mediocridade dos media portugueses, bastava perguntar a esses senhoritos, como o Luis Marinho, o Ricardo Costa o Rodrigo Guedes Carvalho, à Constança Cunha e Sá e à Manuela Moura Guedes, ao Octavio, ao Marcelino que se pelam todos por
escândalos de meia tigela, bastava perguntar porque é que não mandam uns pés de microfone à Lusoponte perguntar ao Sr. Ferreira do Amaral como é possivel que ele como Ministro tenha assinado um contrato
leonino e exclusivo para a Lusoponte que agora dirige e que pelos vistos financia a alternativa Alcochete? Ah e a propósito liguem isto com a factura Somague/Psd, que
pode ser que o novelo seja menos intrincado.
Porca miseria.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.11.2007 às 15:23

Ora aí vão alguns parâmetros que, quanto a mim, também deveriam ser comparados:

1.º) Para quê um novo aeroporto se já existe no Montijo uma base aérea, que, com as necessárias adaptações, poderia servir como segundo aeroporto da capital: o aeroporto "low cost" de Lisboa. A referida base aérea poderia ser transferida para a Ota ou Beja, onde existe outra, deixada há alguns anos pelos alemães que possui óptimas condições;

2.º) Lisboa ficaria assim com dois aeroportos civis como muitas outras cidades no mundo e Lisboa poderia beneficiar da aliciante turística de ter dois aeroportos: um dentro da própria cidade e outro não muito longe e servida por um transporte rápido e cómodo: o metropolitano que proponho venha a servir o futuro aeroporto de Lisboa;

3.º) A questão do novo aeroporto deve ter em atenção o que for decidido para o comboio de alta velocidade, o RAVE/TGV´, pelo que o terminal do TGV poderia ficar junto ao Aeroporto no Montijo. Assim a ligação Lisboa–Madrid poderia fazer-se aproveitando uma maior parte do traçado já existente entre o Barreiro, Caia e Badajoz, poupando-se algum dinheiro em expropriações;

4.º) Em vez de ser o TGV a atravessar o Tejo (a 350 Km/h ?) até à gare do Oriente, seria o metropolitano de Lisboa a chegar à Gare do TGV e ao Aeroporto, que ficariam ambos no Montijo. A travessia poderia fazer-se por uma ponte ou por um túnel adequado ao local. O facto de Lisboa ser uma zona sísmica não impede que seja adoptada essa solução. Há técnicas adequadas para esses casos: Em Los Angeles houve um sismo à poucos anos e os túneis nada sofreram ao contrário dos viadutos;

5.º) A travessia rodoviária prevista para a futura ponte ficaria muito melhor em Algés e permitiria fechar o ANEL: Algés-Trafaria/.../A2/IC32/Ponte Vasco da Gama/CRIL.

6.º) A ligação do metro de Lisboa à outra margem permitiria aos passageiros do TGV, do Aeroporto, aos habitantes do Montijo e dos arredores ter à sua disposição um transporte rápido e cómodo que os distribuiria pela capital, retirando-se com isso milhares de automóveis de Lisboa;

7.º) Em alternativa poderia ser o metro do Sul do Tejo a fazer travessia do Tejo;

8.º) A margem sul é uma zona plana e é, por excelência, o local de expansão da cidade de Lisboa, limitada que está a Norte por uma cadeia de serranias;

9.º) O Montijo permitiria captar passageiros da raia espanhola, que, sendo servido pelo TGV fica a cerca de 200 Km, enquanto que Madrid está a mais de 300 Km, estando o respectivo Aeroporto a 15 Km do outro lado, em Barajas;

10.º) A OTA por ser mais longe de Lisboa é obviamente pior para o turismo de Lisboa;

Se mesmo assim se pretende desactivar o aeroporto da Portela, então Alcochete deverá ser a melhor solução porque consegue reunir muitas das vantagens acima referidas.

Zé da Burra o Alentejano

Comentar post





Seguir

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2006
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2005
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2004
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2003
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D


Links

KO! [EM DESTAQUE]

  •  
  • OS QUE LINKAM A...

  •  
  • MUITO CÁ DE TODOS OS DIAS

  •  
  • CÁ DA CASA TUDO PARADO

  •  
  • MUITO CÁ DO PRÉDIO

  •  
  • MUITO CÁ DO BAIRRO

  •  
  • ESPECIALISTAS [CINEMÚSICA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [COMUNICAÇÃO]

  •  
  • ESPECIALISTAS [ESCRITA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [HISTÓRIA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [FOTOGRAFIA+ILUSTRAÇÃO]

  •  
  • ESPECIALISTAS [IGREJA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [HUMOR]

  •  
  • ESPECIALISTAS [SABERES]

  •  
  • PARA DESCOBRIR

  •  
  • FORA DOS BLOGUES