Abril 09, 2012
Perguntas incómodas ao sr. ministro sobre o fecho da MAC
Miguel Marujo
Sobre o fecho da Maternidade Dr. Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, o ministro atira sempre uns dados para cima da mesa que são meias-verdades ou mentiras absolutas. Assim se faz política, assim se destroi o Serviço Nacional de Saúde.
Será que ele responderia a isto?
1. Se não se pode manter uma maternidade sem uma valência de internamento para a mulher, quer dizer o senhor ministro que vai fechar as maternidades Magalhães Coutinho, em Lisboa, Bissaya Barreto e Daniel de Matos, em Coimbra, e a Júlio Dinis, no Porto?!
2. Se é preciso rentabilizar as capacidades do São Francisco Xavier e Santa Maria porque não proibir a ADSE de pagar partos nos privados e esgotar então a capacidade do SNS, nestes dois hospitais?
3. Como manter a excelência das equipas da MAC se as dividem por dois sítios ou atiram pessoas para o desemprego?
4. Se é para fechar a MAC porque gastou este Governo dinheiro em auditorias de qualidade nos últimos meses que vão certificar um serviço encerrado?!
5. Se não há qualquer obsessão ou ansia no fecho da MAC porque não espera o Governo pelo parecer técnico do grupo constituído para o efeito e aponta já o fecho como inevitável?