Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cibertúlia

Dúvidas, inquietações, provocações, amores, afectos e risos.

Novembro 29, 2011

Agarra que é ladrão

Miguel Marujo


Esta foto foi tirada esta terça-feira à tarde em São Bento pelo deputado do PCP, António Filipe, que a publicou no seu facebook. Em frente ao Parlamento manifestavam-se umas largas centenas, talvez mil estudantes do ensino superior. E para tamanha multidão a PSP deslocou o que se vê na imagem: 20 viaturas estacionadas defronte do edifício, mais umas quantas visíveis na rua em frente, sabe-se lá quantos escondidos no jardim de São Bento.

Há várias questões pertinentes que se colocam perante a imagem:
- quanto custou esta operação, claramente desproporcionada?
- quantas ruas ou zonas sensíveis de Lisboa não tinham àquela hora qualquer patrulhamento?
- quantos supostos "anarcas radicais" esperava a PSP encontrar naquela molhada?
- as manifestações pacíficas e ordeiras que se assistem em Portugal vão passar a ser acompanhadas por dispositivos idênticos (e para uma de milhares de pessoas quantos agentes é que o MAI vai pôr nas ruas)?

A conclusão disto tudo é só uma: instalou-se uma narrativa em que o MAI/Governo e PSP confundem exercício de autoridade com excesso de zelo e há que criminalizar as ruas e quem protesta. Isso é próprio de governos fracos: Cavaco Silva começou a perder a rua assim.



4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Fernando

    30.11.11

    O Sr. deputado do PCP também tem fotos da ditadura de Estaline que ele idolatra? Nessa altura não eram medidas de segurança mas sim assassínios em massa e um clima de terror. Aqui esta a defender-se um sistema democraticamente eleito...
  • Sem imagem de perfil

    Luis

    01.12.11

    Como sabe que ele idolatra Estaline? Pela sua lógica deverei considerá-lo um assassino, já que os portugueses mataram em África?
    Você basicamente é um homem de direita, o que não é crime nenhum, embora caracterize quem não saiba falar destes assuntos com isenção.
    Vá apanhar ar homem, esses anti-comunismos de pacotilha cansam. E eu nem sou comunista!
  • Sem imagem de perfil

    Fernando

    01.12.11

    Sr Luis nunca estive em Africa e como disse tenho partido...mas isso não implica que não possa ter uma opinião...Nao se enerve que nao estava a dizer que o Sr. idolatra Lenine. Referia-me ao deputado do PCP, aquele que tirou as fotografias pois como deveria saber as bases do PCP sao marxistas-leninistas. Vejamos as coisas como elas são: as autoridades estariam a espera de mais manifestantes e daí o aparato. Gostava de ver um parlamento eleito recentemente de forma democratica ser invadido por um grupo de manifestantes que por certo nao representam a maioria que votou? O Portas andou com habilidades com submarinos e universidades privadas, etc , mas ai está ele. O Socrates juntou quanto pode e agora esconde-se...O PSD tem la estado...Creio que se o Sr. Louça não tivesse um discurso tao radical anti europa teria muito mais votos e quem sabe se não fazia lá um bom trabalho...mas o problema é que o povo tem medo de extremismos.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.