Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cibertúlia

Dúvidas, inquietações, provocações, amores, afectos e risos.

Novembro 29, 2011

Agarra que é ladrão

Miguel Marujo


Esta foto foi tirada esta terça-feira à tarde em São Bento pelo deputado do PCP, António Filipe, que a publicou no seu facebook. Em frente ao Parlamento manifestavam-se umas largas centenas, talvez mil estudantes do ensino superior. E para tamanha multidão a PSP deslocou o que se vê na imagem: 20 viaturas estacionadas defronte do edifício, mais umas quantas visíveis na rua em frente, sabe-se lá quantos escondidos no jardim de São Bento.

Há várias questões pertinentes que se colocam perante a imagem:
- quanto custou esta operação, claramente desproporcionada?
- quantas ruas ou zonas sensíveis de Lisboa não tinham àquela hora qualquer patrulhamento?
- quantos supostos "anarcas radicais" esperava a PSP encontrar naquela molhada?
- as manifestações pacíficas e ordeiras que se assistem em Portugal vão passar a ser acompanhadas por dispositivos idênticos (e para uma de milhares de pessoas quantos agentes é que o MAI vai pôr nas ruas)?

A conclusão disto tudo é só uma: instalou-se uma narrativa em que o MAI/Governo e PSP confundem exercício de autoridade com excesso de zelo e há que criminalizar as ruas e quem protesta. Isso é próprio de governos fracos: Cavaco Silva começou a perder a rua assim.



4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Fernando

    30.11.11

    O Sr. deputado do PCP também tem fotos da ditadura de Estaline que ele idolatra? Nessa altura não eram medidas de segurança mas sim assassínios em massa e um clima de terror. Aqui esta a defender-se um sistema democraticamente eleito...
  • Sem imagem de perfil

    João

    30.11.11

    Senhor Fernando, o seu comentário é típico de troglodita do jurássico com tiques de reaccionário fachiszante PSD/CDS. cresça e apareça !
  • Sem imagem de perfil

    Fernando

    01.12.11

    Sr. Joao nao sou filiado em nenhum partido...será que revelando factos historicos o ofendi? É paradoxal que quanto mais a esquerda mais falam, mas em Cuba ou na China ninguem pode dizer nada sem pensar primeiro...Só tenho pena que os que nos salvaram do comunismo em 74 só pensem em meter a mao na massa...certo certo é que o Zé Povinho é que vai pagar as asneiras deles...
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.