Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


"Vitória histórica"

por Miguel Marujo, em 23.01.11

Cavaco perdeu à primeira (contra Sampaio, para quem não se lembre);
Cavaco ganhou à segunda, à tangente;
Cavaco ganhou a reeleição (a terceira vez), com a mais baixa percentagem de sempre de um presidente reeleito - não chegou aos 53 por cento.
Cavaco foi reeleito com a maior taxa de abstenção de sempre em presidenciais (53,37%).

Cavaco foi reeleito com o maior nº de sempre de votos nulos e brancos em presidenciais (1.93%+4.26%).

Uma "vitória histórica", de facto.

 

 

 

[contributo do mano]

Autoria e outros dados (tags, etc)


24 comentários

Sem imagem de perfil

De miguel queiroz a 24.01.2011 às 00:55

Não percebo, mas o homem não ganhou?
Não é este o homem com mais vitórias em eleições democráticas, sendo 4 com resultados acima de 50%?
Há mais alguem que tenha realmente ganho?
Estarei enganado ou o homem não foi eleito?
Sabe tão bem saber perder e claro ganhar!
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 24.01.2011 às 00:58

é um facto, Miguel, ele ganhou... mas o mau ganhar foi o dele, com um discurso vingativo, de agradecimento aos portugueses que votaram nele e não a todos os portugueses que foram votar... e o indesmentível, que o Miguel não desmente, são os dados factualíssimos que este post apresenta e que mostram que ganha um presidente fragilizado, pequenino, que tem uma visão mesquinha do seu exercício como presidente.
Sem imagem de perfil

De miguel queiroz a 24.01.2011 às 01:41

Miguel
Não tenho essa opinião, em democracia ganha-se por um e perde-se por um voto. O homem ganhou e até ganhou bem, só se pode queixar hoje é uma esquerda dividida e que não soube escolher a tempo um candidato com outro arcaboiço para vencer. Desde há muito que isto se previa, aliás o homem não ganha por mais, por causa da abstenção. Bragança 60%, Viseu 55%, vila real 56%. Quando o homem vence em todos os distritos, perde 3 concellhos para o chico e para o coelho, além de 10 para o alegre mas ganha em 331..... é uma vitória pequenina? Ganha na Marinha, Beja, grandola, alcacer.... bom que dizer. Não ganhou com o meu voto, o meu foi branco, mas ganhou bem, tenho que reconhecer.
Quanto ao discurso, compreendo se forem mesmo calúnias, mas que dizer ao papel ridiculo dum tal defensor de moura, claramente usado como isco para o trabalho sujo e o de recusar nem sequer comprimentar o vencedor? Nunca se tinha visto tal coisa em noites eleitorais. Claro Miguel são opiniões, o problema é termos um governo que de esquerda só de nome, que nos pôs nesta triste miséria em que estamos.
Foi sócrates um dos grandes responsáveis desta eleição, que por sinal se calhar até lhe soube bem, mais um que afastou......
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 24.01.2011 às 01:46

se ler este blogue, saberá a minha sobre isso tudo... não me impede de achar que esta vitória só é histórica pelos motivos que se apontam neste post... e não por esses que invoca
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.01.2011 às 21:47

Cavaco ganhou e foi merecido. Não fez uma campanha suja como os seus parceiros, nunca se ouviu da boca dele a dizer mal de quem fosse. E não é mesquinho é sim educado hoje em dia são poucos aqueles que o são.
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 25.01.2011 às 21:49

honesto duas vezes... como se vê no BPN, na casa da Coelha, ou em tempos na marquise de Possolo...
Sem imagem de perfil

De Carlos Capitão a 26.01.2011 às 18:17

Ó amigo marujo, por que é que continua a falar do BPN e da casa do Cavaco no Algarve? Você não ouviu a explicações que o homem deu? Ele não disse, mais do que uma vez e publicamente, que aplicou, em 1999, as suas poupanças em quatro Bancos e que nuns ganhou e noutros perdeu, como acontece a quem confia as suas economias a estas instituições. Você não sabe que nos últimos dois anos houve títulos, na Bolsa de Lisboa, que aumentaram mais de duzentos por cento? Isso é crime? Por outro lado, não ouviu o Alegre a falar do documento que encontraram na PIDE, subscrito pelo Cavaco? Eu até estou com receio que também encontrem lá um assinado por mim, quando era jovem e andava a tentar arranjar emprego, um erro grave, parece. Você não leu a entrevista que o Fantasia deu ao JN, onde ele explicou, sem deixar dúvidas, o que se passou no Algarve à volta da casa, tudo desligado do BPN? Nós, quando nos metemos nestas coisas, devemos procurar ser verdadeiros, não dando eco a inverdades, como agora se diz. O Cavaco teve toda a razão para se mostrar agastado com os candidatos que tentaram beliscar o seu carácter. Se fosse comigo, reagia pior. Compreendo o Soares, que é um bonacheirão, e que vestiu a pele de político, área onde se permitem muitas liberdades, que ele usou e, até, às vezes abusou, como quando acusou o Freitas do Amaral. Mas o Cavaco não é igual ao Freitas, pois nunca muda de camisola, parecendo-me, até, que nunca vestiu inteiramente a do PSD. Concluindo, não gostei nada do seu comentário. E é tudo.
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 26.01.2011 às 18:25

Eu não acredito em histórias da carochinha, o Carlos Capitão pelos vistos sim...
Sem imagem de perfil

De Carlos Capitão a 26.01.2011 às 18:33

Amigo Marujo: Já percebi que não vale a pena gastar cera com tão ruim defunto. Você não me desmente, apenas me chama infantil, a mim que, seguramente, podia ser seu pai. Assim não vale. Desisto e pronto. Muita saúde é o que lhe desejo.
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 26.01.2011 às 18:41

não lhe chamei de infantil, mas já percebi que não se pode fazer humor nestas histórias do senhor Cavaco Silva, nem com os que o defendem... percebemos bem isso no domingo à noite com tão mau ganhar do Presidente reeleito. apenas quis com a expressão mostrar que não acredito piamente nas explicações muito pouco claras de Cavaco Silva sobre negócios mal explicados, como o da sisa que não teve que pagar, como a escritura desaparecida, como as acções não cotadas em bolsa que valorizaram tanto compradas e vendidas aos mesmos... o senhor acredita, ainda bem para si. não venha é com moralismos de ruins defuntos nem da idade. não é a idade que nos torna mais perspicazes. se quiser discutir argumentos sem vir despejar cegamente a cartilha cavaquista, faça favor. quanto ao mais, quem desiste sou eu.
Sem imagem de perfil

De Mário Lopes a 24.01.2011 às 01:32

Parece-me existir alguma azia. Convém não esquecer que a vitória é à primeira com 53%, não esquecer também que o seguno ficou a mais de 33% dos votos. Diminuir esta vitória só agrada àqueles que tem uma visão muito redutora das escolhas do povo, e o povo é soberano.
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 24.01.2011 às 01:46

factos não são azia...
ninguém diminui a vitória, só se critica a boutade de um candidato que diz que teve uma "vitória histórica". please...
Sem imagem de perfil

De miguel queiroz a 24.01.2011 às 01:59

Deixava à consideração o seguinte:
Que tal analisarmos os votos em branco?
O Homem ganhou, ninguem lhe tira 5 anos. O sócrates pode ir, ele não, fica lá e têm de o aturar 5 anos.
Já se sabia que a abstenção iria ser elevada, agora a percentagem de votos em branco, como o meu, é alarmante, é claramente um esvaziar, devagarinho de tudo isto. As pessoas estão fartas de chamar à atenção a estes politicos taxistas que isto tem de acabar. Um dia irá infelizmente dar asneira.
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 24.01.2011 às 02:40

o problema é que, neste caso, esses votos não são expressos... se o fossem, haveria segunda volta.
Sem imagem de perfil

De C. Serra a 24.01.2011 às 18:32

É, de facto, uma vitória legítima.

Mas se votaram apenas 47% dos eleitores inscritos, conseguir 53% de votos a favor, significa que teve o voto de menos de 25% dos eleitores.

Não sei se isso o diminui ou não. Ele é que sabe. Eu, no lugar dele sentir-me-ia desconfortável. Para mais, com todas as trapalhadas de que, entretanto, tivemos conhecimento, e que numa democracia evoluída o teriam impedido de ser eleito.

Além de que, se continuar sem esclarecer todos os seus negócios, ensombrados pela suspeita, será sempre um homem fragilizado.

O rancoroso discurso de ontem constituiu um episódio lamentável.
Sem imagem de perfil

De m. alves a 24.01.2011 às 02:11

estamos com azia??

bom ano novo, camarada.

PS: seria interessante saber se atribuis "este estado de coisas" a um cargo que não passa de, e citando o Globo hoje, "meramente protocolar". Que fez o homem de errado? escolheu mal as flores? os biscoitos estavam duros?...
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 24.01.2011 às 02:39

a mesma azia que a direita ficou quando o Sócrates ganhou? não, M., não estou, porque há muito se sabia da reeleição... o que é giro é o discurso "PC" da vitória histórica quando é o pior presidente reeleito.

não é protocolar, como se viu com Eanes, Soares e Sampaio... será protocolar por feitio do senhor, mas espero para ver...

e não é das flores mal escolhidas que quero explicações; é da sisa oportunamente não paga, das acções disparadas...
Sem imagem de perfil

De Paulo Carvalho a 24.01.2011 às 03:39

Bem eu tive a ler aqui certos comentários que ate me deram vontade de rir....o povo é quem mais ordena, fala-se de votos em branco e nulos, e se esses votos iam parar ao cavaco? ai sim seria uma vitoria histórica....please help me...o cavaco apenas aprovou um orçamento, que a meu entender ele não tinha solução....SNS, educação etc é culpa do socrates, é culpa do PS....António Guterres minou o pais, para quem não se lembra ele pôs-se ao fresco no segundo mandato porque? porque já estávamos na miséria....e viu-se com a fuga do Durao, e a derrapagem de Santana Lopes....para piorar dissolução da assembleia pelo vosso Sampaio ate cairmos no resvalo de socrates....o presidente não faz orçamentos....apenas aprova, não é ele que governa mas sim este governo PS que nos vai meter a comer broa não sei quantos anos...as acções? eu faria o mesmo, economista como ele é não me admira nada....ate agora não há nada provado contra cavaco, mas a face oculta desapareceu porque? porque o socrates pagou mais uns milhões....enfim gente sou PSD assumido e o cavaco ganhou bem....o alegre só percebe de poesia, o coelho só sabe criticar, mais nenhum candidato tinha perfil presidencial....passos coelho também não gosto dele sendo eu PSD, tenho pena....daqui a 5 anos é o Marcelo Rebelo de Sousa que é presidente, escrevam isto....
Sem imagem de perfil

De Miguel Paiva a 24.01.2011 às 08:22

Miguel
Todos aqueles que votaram em Cavaco Silva, são burros.
Só tu é que és o eperto.
É uma pena como o país não consegue compreender isto...
Mas deixa lá, para uns a vida é uma vitória e para outros a vida é uma derrota.

Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 24.01.2011 às 09:32

Não leu isso, aqui... Mas folgo em saber que verdades tão cristalinas incomodam tanto. A vida para mim fica muito para lá dessa visão redutora que aqui apresenta. Nem vitória nem derrota, a vida sabe muito melhor que qualquer vitória do senhor Aníbal. E mais: não sou mais esperto que o país, o senhor Aníbal sim, falou num voto inteligente e num voto burro - sabendo-se claro qual o voto nele... Mas deixe, os portugueses não são parvos e também vão querer cobrar acções a 140%.
Sem imagem de perfil

De CC a 24.01.2011 às 10:23

Vendo bem, vendo bem, talvez Cavaco não tenha ganho.

Talvez haja segunda volta com o grande candidato anti-fascista e defensor do "Estado Social" (sempre que não tem de votar leis no parlamento) e que obteve uns esmagadores 19%.
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 24.01.2011 às 11:06

adoro esta esquerda que prefere ter Cavaco e a direita no poder... porque assim nunca tem de decidir nada e passa a vida a malhar.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.01.2011 às 11:49

Por acaso até votei num candidato de esquerda. Mas não naquele em que o Sócrates achou que não trazia "estabilidade", ao contrário de quem ganhou. Parece que essa esquerda - que apoiou o Alegre - é que prefere ter o Cavaco no poder.
Mas se calhar ouvi mal as declarações do Sócras.
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 24.01.2011 às 12:25

eu votei em Alegre para as presidenciais, não no Sócras para Belém, nem no Sócras para a comunicação social...

Comentar post





Seguir

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2006
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2005
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2004
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2003
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D


Links

KO! [EM DESTAQUE]

  •  
  • OS QUE LINKAM A...

  •  
  • MUITO CÁ DE TODOS OS DIAS

  •  
  • CÁ DA CASA TUDO PARADO

  •  
  • MUITO CÁ DO PRÉDIO

  •  
  • MUITO CÁ DO BAIRRO

  •  
  • ESPECIALISTAS [CINEMÚSICA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [COMUNICAÇÃO]

  •  
  • ESPECIALISTAS [ESCRITA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [HISTÓRIA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [FOTOGRAFIA+ILUSTRAÇÃO]

  •  
  • ESPECIALISTAS [IGREJA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [HUMOR]

  •  
  • ESPECIALISTAS [SABERES]

  •  
  • PARA DESCOBRIR

  •  
  • FORA DOS BLOGUES