Janeiro 15, 2011
Critérios
Miguel Marujo
... de dois pesos e duas medidas, na avaliação editorial de jornais e na leitura dos opinadores do costume:
exemplo 1:
Sócrates terá comprado o seu apartamento a um preço muito bom para o praticado na zona de Lisboa onde vive - quanto tempo viveu o caso? quantas insinuações se fizeram sobre a origem do dinheiro do primeiro-ministro?;
Cavaco comprou lote de terreno numa urbanização algarvia, promovida pelo BPN, alegadamente por permuta com um construtor civil, de que se desconhece paradeiro e valor oferecido para a troca; mais: perdeu-se a escritura, coisa pouca nas palavras do candidato-presidente, que não responde a dúvidas e ataca quem o questiona...
exemplo 2:
Sócrates obteve a sua licenciatura a um domingo, com suspeitas levantadas de favorecimento - quanto tempo viveu o caso? quantas insinuações sobre favores obtidos pelo primeiro-ministro?
Cavaco comprou acções de uma empresa não cotada na bolsa a 1 euro, preço inferior ao oferecido a outros compradores de então das mesmas acções; vendeu-as dois anos depois à mesma pessoa que lhas tinha vendido, com um lucro de 140 por cento.
Percebe-se: ainda está para nascer duas vezes um homem mais honesto que estes dois. Mas pelos vistos um tem direito a não ser questionado ou incomodado com actos da sua vida privada. O outro, não. Critérios.