Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Espiões, cuidado

por Miguel Marujo, em 23.08.10

Cai o Carmo e a Trindade: Santos Silva disse que Portugal vai ter espiões no Líbano. O CDS (liderado por um senhor que foi director de um jornal que fez isto) já vociferou contra. Mas por acaso é assim tão preocupante saber-se que vamos actuar no Líbano? Os EUA põem em causa a segurança dos seus espiões ao dizerem que os têm no Afeganistão, Líbano, Iraque...?

Autoria e outros dados (tags, etc)


12 comentários

Sem imagem de perfil

De jpt a 23.08.2010 às 15:07

1. Obrigado pela ligação (um elo para o ma-schamba nos tempos que correm é uma raridade semestral, o colectivo vai fazer um jantar para festejar)
2. Paulo Portas não era o director do Independente aquando do caso narrado
3. "Os EUA [anunciam os] seus espiões [...] no Afeganistão, Líbano, Iraque...?" Um país que vai instalar "serviços de informação" anuncia-o? Não vale a pena ser mais papista do que o Papa, MM. Um ministro da defesa não diz aquilo. Porquê? Porque não precisa
4. Serviços de informação militares não são exactamente espiões, esconsos e clandestinos. Ainda há dias jantei num restaurante com o oficial encarregue aqui em Maputo. Não é "espionagem" no sentido lecarreiano. Poderá, com toda a certeza, desenvolver-se nesse sentido (e o tal exemplo que referi apontava dois espiões em Moçambique - que se baldaram nesse dia do país, ao que constou). Mas não obrigatoriamente. Agora o seu anúncio deste modo será com toda a certeza mal-vindo, seja pelas instâncias nacionais seja - e fundamentalmente - pelas libanesas (ou seja, as que acolhem).
Repito, MM, não vale a pena ser mais papista que o Papa. Ainda para mais quando esta peca.
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 23.08.2010 às 16:32

caro jpt,

não estou a ser mais papista que o Papa, mas confesso que não percebo tanto barulho por muito pouco. Leiamos o excerto da entrevista em causa:
«(jornal i) Falou de terrorismo. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas pediu que fossem enviadas células de informações militares [CISMIL] para os teatros em que Portugal opera. Esse pedido foi satisfeito?
(A.S.S.) Essa necessidade foi identificada nos teatros de operações especialmente sensíveis do ponto de vista das informações e vai ser suprida. Dentro da recomposição da força portuguesa no Afeganistão no próximo Outono já está incluída a primeira célula de informações. Sem querer ser precipitado, pensamos que também no Líbano devemos dispor desse tipo de instrumento.»
Donde: os militares já tinham tornado pública essa vontade; do Afeganistão já era público. E o ministro diz que "pensamos" que "devemos dispor" de tais "espiões" (serviços de informação).

E bem sei que PPortas não era o director do Indy à época. Mas também não o escrevi. Mas recordei que PPortas foi director desse jornal, com a prática jornalística que se lhe conheceu.

Do ma-schamba gosto sempre de ler e reler. A ligação é que vai sendo preguiçosa, mas é por mim, não pela falta de qualidade do colectivo. :)
Sem imagem de perfil

De jpt a 23.08.2010 às 19:44

ligações: não é resmungo ... nem cravanço. Mas hoje em dia já não é costume

pp e indy: sim, não está escrito. mas algum leitor mais distraído poderia pensar isso

o sumo: não vejo nada demais. Apenas que é o tipo de coisa que não é para botar. Aliás, basta ver isto, a gente a falar do assunto. Nisto funciona o charme discreto ...

até breve (eu tenho umas críticas a fazer ao E Deus Criou a Mulher, mas hoje em dia passou de moda a saudável porrada inter-blogs, fica assim.) abraço
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 23.08.2010 às 19:46

:)
estamos bem conversados.

e venha de lá essa porrada, que também não gosto de falsos consensos. ;)
Sem imagem de perfil

De jpt a 23.08.2010 às 20:05

então dou-a aqui, assim a correr, que está à mão de semear, sem a retórica cuidada de um post lá no ma-schamba, e desprovida da aparência de acinte que hoje em dia tudo tem no inter-bloguismo.

Andei lá no blog (1. eu não sou muito de ir ver, irrita-me isto de haver blogs com gajas nuas ou quase que são burgueses e toda a gente fina linka, e haver outros que não linkáveis porque as tipas têm mamas maiores e filtros fotográficos menores. É uma hierarquia volumétrica disfarçada de estética sociológica)
(2. andei e vi Agosto e Julho: só brancas, a maioria louras, uma ou outra "hispânica" como dizem os racistas americanos - em particular os multiculturalistas de esquerda). Ou seja, a burguesia só gosta de branquelas em poses mais ou menos cuidadas, com fotógrafos ou estúdios ou agencias de moda que lhes legitimam a .... enfim, o olhar. Se isto não é .... racialismo vou ali e já venho (ou por outra, se isto não significa uma distinção racial no mundo da gaja boa, que é absolutamente falsa, enfim)
3. todas as pitas que lá aparecem têm o nome (algumas são actrizes conhecidas outras modelos outros presumo que o sejam mas não sei quem sejam outras seráo apenas gajas boas mas têm nome na agência, no site do qual foi sacada a foto). Ou seja são gajas nuas ou quase, mas vestidas de nome. Brancas, entenda-se
A única desse meses que aparece anónima, gente colectiva simbolizando por assim dizer é .. a geisha, a oriental, a boazuda lá de longe. Edward Said torce-se no túmulo (e não por entesamento, como nós outros).

Prontos está feita a crítica semiológica do E Deus criou a mulher (agosto e julho 2010, até há uns dias) - se fosse no ma-schamba em post eu escreveria com mais suavidade, mas aqui ficará entre nós (e pouco mais)
abraço
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 24.08.2010 às 00:47

Aceito e compreendo a crítica, embora seja refutável num aspecto, que não é de somenos - se pararmos para pensar: este blogue vive das fotos que existem na net; e aí há claramente um "racialismo" vincado, no mundo do cinema, da música, da moda. Não é à toa que Halle Berry (que lá mora) ganha o Óscar e diz o que diz. Por viver do que há na net, vive também da qualidade do que aí se publica. E muitas vezes as fotos - e isto é notório, por exemplo, nas portuguesas - não se prestam à necessária qualidade de reprodução (que a há). Mas, na penúria maior, este blogue acolhe louras e morenas, sim (não sei se as primeiras serão a maioria), mas também já publicou (e publica sempre que pode) asiáticas, da Índia ao Japão e do Vietname à China; africanas, angolanas, mas poucas, muito poucas para o que este continente merece; centro e sul-americanas; e da Europa, privilegiando Sul e Centro, quando se pode.
Aliás, a estatística das mais publicadas diz muito do blogue - e da preferência dos autores:
* scarlett johansson 220 posts
* monica bellucci 168 posts
* adriana lima 103 posts
* laetitia casta 98 posts
* gisele bündchen 65 posts
* penélope cruz 61 posts
* emmanuelle béart 55 posts
Said talvez não se contorça tanto assim. :)

abraço
Sem imagem de perfil

De jpt a 24.08.2010 às 04:09

caso alguém por aqui passe e fique arrepiado por algum "correctismo" da minha parte: não exageremos o purismo, as críticas a quem publica 168 posts da bellucci têm que ser matizadas. (siim, acho que o said se contorcerá bastante, enraivecido de estar morto)

Um pequeno detalhe. Sempre me irritou aquela onda bloguística do "hoje acordei assim" (com excepção da original, claro). Há uns anos e a propósito disso mesmo meti um post assim intitulado. Eu não meto miudas no blog, conhecidas ou não (quer dizer, já entrou a loren e a hepburn, a propósito de memórias infanto-juvenis, acho). Mas então meti uma beldade assim espojada, honestamente é certo, sobre o leito. Não lhe meti o nome, nem me pasou pela cabeça (nem à Loren ou à Hepburn lhos meti, a seu tempo). E logo me perguntaram, email e comentário, quem era! A mais bela, a Basset. Contesso que fiquei estupefacto.

(já agora, a Berry para além de parecer um drone, segue um bocado pálida ...)

abraço
Sem imagem de perfil

De jpt a 24.08.2010 às 04:15

bassett
Sem imagem de perfil

De Miguel a 25.08.2010 às 11:59

Um blogue com tantas fotos da Bellucci, da Casta e da Beart esta' automaticamente abencoado e perdoado de todos os pecados. (mas essa Scarlett esta' muito sobrevalorizada.)
Imagem de perfil

De P.F. a 24.08.2010 às 16:17

Caro JPT


A sua crítica semiológica está restrita a um monóculo muito míope. A sua crítica semerdológica vive de cores da pele misturado com conversa de padreco de paróquia mais pequena do que as mais ínfimas paróquias do Portugal profundo. Como se não bastasse tanto adube de má qualidade, sempre tinham de ser acrescentada a velha e relha luta de classes - essa de um blogue, pelo facto de ter mamas (brancas, pretas ou amarelas), ser destinado à burguesia ou preferido por esta é dos argumentos mais estúpidos que alguma vez tinha lido.
Houve alturas em que o caro Teixeira deu impressão de poder fazer melhor...
Sem imagem de perfil

De jpt a 24.08.2010 às 19:35

PF discordo, e muito, que tenha falado (ou aventado) qualquer "luta de classes". Padreco porventura, ainda que me doa, revolucionário já não tanto - veja nos blogs muito conhecidos (classe A, para citar blogoliteratura sobre blogs portugueses) quem liga e quais os blogs ligados que se dedicam à temática. O E Deus Criou a Mulher é supra-ligado, o resto dos blogs sobre o assunto são esquecidos. Pode chamar a isso "luta de classes" mas é apenas reconhecer que este blog tem um "prestígio" que os outros não têm. PEla qualidade? Ok

Quanto ao resto fico-me numa repetição. Que pode ser de padreco imbecil ou (julgava eu) de quem tem um gosto ligeiramente mais amplo. Porra, só metem brancas.

Quanto a isso de que o tal Teixeira prometeu, em alguns momentos, fazer melhor, só lhe posso dizer que concordo, absolutamente, consigo.
Imagem de perfil

De Alexandra Tavares Teles a 25.08.2010 às 01:10

miguel, apenas uma nota - creio que quando o Independente publicou a tal lista dos espiões, Paulo Portas já não era o director do jornal. o seu a seu dono e , por isso, não percebo o teu link mas, admito, posso estar enganada nas datas. beijo

Comentar post





Seguir

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2006
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2005
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2004
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2003
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D


Links

KO! [EM DESTAQUE]

  •  
  • OS QUE LINKAM A...

  •  
  • MUITO CÁ DE TODOS OS DIAS

  •  
  • CÁ DA CASA TUDO PARADO

  •  
  • MUITO CÁ DO PRÉDIO

  •  
  • MUITO CÁ DO BAIRRO

  •  
  • ESPECIALISTAS [CINEMÚSICA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [COMUNICAÇÃO]

  •  
  • ESPECIALISTAS [ESCRITA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [HISTÓRIA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [FOTOGRAFIA+ILUSTRAÇÃO]

  •  
  • ESPECIALISTAS [IGREJA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [HUMOR]

  •  
  • ESPECIALISTAS [SABERES]

  •  
  • PARA DESCOBRIR

  •  
  • FORA DOS BLOGUES