Novembro 15, 2009
Livros (breves apontamentos*)
Miguel Marujo
Perto da perfeição, este romance de Richard Yates traz-nos um relato de duas famílias da classe média americana que vivem o sonho adiado de um futuro melhor. O autor de “Revolutionary Road” traça com “Perto da Felicidade” esse sonho mítico – que a América sempre vendeu ao mundo – de uma forma crua.
Perto da Felicidade, Richard Yates, Quetzal, 2009
Um jovem inglês com 20 anos deixa a sua casa numa manhã de Verão. Um ano depois está em Vigo, percorre as terras quentes de Espanha, até ao sul nos meses que antecedem a Guerra Civil espanhola. Numa prosa simples, Laurie Lee traz-nos um relato de viagem que nos transporta para um país tão próximo de Portugal e cuja história trágica ecoou por cá.
Quando Parti Numa Manhã de Verão, Laurie Lee, Bertrand Editora, 2009
Quentin Tarantino, Sacanas sem Lei, Contraponto, 2009
O mundo globalizado já não guarda grandes segredos sobre lugares inacessíveis ou sítios exóticos, mas estes “Traços de Viagem” prometem trazer ao leitor “experiências remotas, locais invulgares”. A acompanhar as crónicas de Manuel João Ramos, que já tinha trazido “Histórias Etíopes”, este diário de viagem é ilustrado com desenhos desses lugares. Pena que as ilustrações venham a preto e branco.
Traços de Viagem, Manuel João Ramos, Bertrand Editora, 2009
É a primeira obra a chegar a Portugal de uma escritora japonesa com mais de 20 romances publicados e traduzidos um pouco por todo o mundo. Os elogios também precedem Yoko Ogawa e este seu “Hotel Íris”, uma história em que Mari e a sua mãe gerem um pequeno hotel num Verão de obsessões e descoberta do desejo.
Hotel Íris, Yoko Ogawa, Quetzal, 2009
O criador da BD “Mutts”, Patrick McDonnell, empresta o seu traço inconfundível a um compêndio de ideias que Eckhart Tolle formula para nos fazer sentir melhor. Oprah diz que ele “é um dos profetas dos nossos dias” e “Guardiões do Ser” quer ensinar-nos que “todas as coisas naturais – cada flor, cada árvore e cada animal – têm lições importantes para nos ensinar. Um livro deste tempo.
Eckhart Tolle e Patrick McDonnell, Guardiões do Ser, Pergaminho, 2009
[* - escritos para 24horas, nem todos publicados]