Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cibertúlia

Dúvidas, inquietações, provocações, amores, afectos e risos.

Março 06, 2009

Uniões de facto não são casamentos

Miguel Marujo

La Palisse não escreveria melhor título, passe a presunção. Note-se: sou a favor do casamento gay. Mas por isso mesmo não entendo que se dêem os mesmos direitos (apenas estes, nunca os deveres) às uniões de facto como se estas fossem casamentos. Quer dizer: volta e meia tenho amigos que dizem que não estão para se casarem, que ninguém tem nada a ver com isso. Mas depois trepam às paredes quando lhes dizem que, se assim é, não podem ter os mesmos direitos. Querem direitos? Casem-se* porra!

 

* heteros, homos, como quiserem, mas casem-se.

11 comentários

  • Imagem de perfil

    Miguel Marujo

    23.10.09

    percebeu alguma coisa? tome lá o seu direito
  • Sem imagem de perfil

    brk

    23.10.09

    olha q eu n sou casado.. de certeza que me keres dar direitos? é que ali em cima está escrito "Querem direitos? Casem-se* porra!" E coitado de mim q não csgo encontrar motivos para tal!!! devo ser mm tapadinho.

    E sim, percebi bem que só queres que os outros tenham os mesmos direitos que tu à condição. Se fizerem as mesmas escolhas que tu, Ó Senhor. Faz lembrar os tempos em que só os homens tinham certos direitos.. ou só os brancos.

    Ja agora, no meio do pagode, diz-me duas coisas
    - pq é que o estado há de legislar sobre as relações emocionais das pessoas, classificando-as e categorizando-as (quase como se fossemos gado)
    - pq é que eu como unido de facto nao posso usufruir dos mesmos direitos que os casados se eu tenho e cumpro exactamente os mesmos deveres cívicos e fiscais?

    aguardo :)
  • Imagem de perfil

    Miguel Marujo

    23.10.09

    o que dizes é simples: porque há-de o Estado legislar sobre uniões de facto?! Não tem de. Por isso: acabe-se com essa legislação...
  • Sem imagem de perfil

    brk

    23.10.09

    precisamente! ou há legislação e agrada a todos, ou não há. Normalmente é melhor a segunda pq agradar a todos é impossível, (como diz o senso comum).
  • Imagem de perfil

    Miguel Marujo

    23.10.09

    sim, mas há legislação sobre uniões - e foi exigida por quem vivia unido... não sou eu a sublinhar a incoerência, então
  • Sem imagem de perfil

    brk

    23.10.09

    er.. que haja!?.. tem é de ser justa! ou então não há pa ng.. que me interessa o que se fez no passado as razões por que se fez.. eu nem estava cá. Se foi exigido é pq na altura era preciso.. nem percebi bem onde querias chegar man Se está mal agora muda-se.

    Agora, POR FAVOR, corrige lá o post da exigência ignóbil do "casem-se porra!* que hj em dia não fica nada bem dizer aos outros como viver a vida deles. Isso de impor comportamentos (e deveres) aos outros era antigamente, pa. Deixa lá os outros serem diferentes sem serem prejudicados e perderem direitos por isso. Deixa lá os outros escolher em liberdade, sem condicionamentos. E já que nesta sociedade democrática e tolerante uns têm de pedir coisas aos outros, olha, não sejas meu paizinho.
  • Imagem de perfil

    Miguel Marujo

    23.10.09

    lamento, não tenho de corrigir nada, nem é ignóbil!... acho graça: a Saramago tudo se permite, em nome da liberdade da expressão e de opinião, a mim já não! Eu não estou a impor nada - o que digo e defendo é: se querem direitos iguais, assumam esse estatuto.
  • Sem imagem de perfil

    brk

    23.10.09

    opah, eu n queria oprimir! peço desculpa! eu estava era convencido que já tinha conseguido expor a patetice do post, fui ingénuo!! mas sim, claro, se ainda (sigh..) defende isso, que o diga! é como diz o voltaire, n concordo com nada do que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito a dize-las! :)

    E para terminar...
    "Eu não estou a impor nada" > Claro que estás. Estás a mandar os outros casarem-se! vê em cima, está no post!! E até diz "porra!" Estás a impor uma condição, um comportamento a quem apenas deseja ser igual. Que grandes palermas, estes gajos que querem ser iguais, já viste?

    Mas sim, olha, eu tb n quero q apagues nada. Eu quero mostrar este blog a mais gente. Por momentos, cheguei a acreditar que era mesmo isso que ias fazer por já teres percebido o ridículo do post. Ingenuidade minha, claro está. Tal como voltaire, "n concordo com nada do que dizes, mas defenderei até à morte a liberdade de o dizeres".

    Já agora, que estatuto que se tem de assumir é esse onde os direitos são iguais? Ainda é a coisa do sangue azul?
  • Imagem de perfil

    Miguel Marujo

    23.10.09

    eh pá, posso dizer que a tua é que é patetice! lê português, caraças! não se inventa uma coisa nova quando já existe. ponto final. o teu argumentário é de quem quer tudo, sem deveres - lê o post e lê bem. ponto
  • Sem imagem de perfil

    brk

    23.10.09

    "não se inventa uma coisa nova quando já existe."
    => tu próprio admites acima que são coisas diferentes.

    "teu argumentário é de quem quer tudo, sem deveres"
    => Primeiro, eu n disse isto por isso nada de por palavras na minha boca.
    Segundo, por favor, elucida-me que deveres que tu tens é que achas que eu tb devia ter para estar ao teu nível de cidadania (direitos). Enquanto pensas nisso, permite-me caracterizar-te no que diz respeito às liberdades civis. Tu és o justiceiro, O juiz, O castigador da sociedade. Tu és aquela pessoa que se sente incomodada pelo facto de os outros terem os mesmos direitos que tu fazendo escolhas diferentes. Ainda bem que tu existes, que é para por essa gente no lugar! Ai não casam? PUMBA, CASTIGO! menos um direito. Ai queres direitos? então faz como eu, O "Homem do Filtro", rei da moral e dos comportamentos. A por as pessoas no devido lugar. Jovem, se não fores tu a proteger a sociedade destes libertários que gostam de usufruir dos mesmos direitos que nós, um dia corremos o risco de sermos todos tolerantes e justos. Amén para ti, Ó Justiceiro.

    (ora deixa ca ver os outros comentários...)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.