Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Cristo entraria na Católica?

por Miguel Marujo, em 19.07.11

António Marujo (Público, 19.7.2011)

 

«Seria um homem andrajoso, vestido com uma túnica, usada, suja e cheia de pó, de quem andava muito a pé pela Galileia, barba e cabelos desalinhados. Doze séculos depois, outro homem, um saco de serapilheira castanha escura, toscamente cozida, vagueava pelas terras da Úmbria italiana, falando sobre a importância do despojamento. Seriam assim Jesus Cristo e Francisco de Assis (a túnica usada pelo Poverello pode ser vista, aliás, em Assis).

Mais recentemente, outros tinham a mesma atitude: o Abbé Pierre, que morreu em 2007, usava vestes pobres, mas mesmo assim foi exemplo para muitos. Algum deles poderia ser professor ou aluno da Universidade Católica? Sem vestuário “digno e conveniente”, talvez tivessem que ficar à porta.

Uma universidade não é uma praia, claro. Por isso usamos roupa diferente em diferentes situações. Trata-se de bom senso. Mas nunca entendi a ditadura segundo a qual um homem só está bem vestido com fato e gravata (as mulheres têm mais liberdade), nem os Estados que querem impor códigos de vestuário — sejam os talibãs afegãos ou a laica França.

Espera-se, assim, que prevaleça a “chamada de atenção” referida pelo reitor. Mas há uma ideia perversa: a de que cada um vigiará a “salvaguarda do ambiente e da imagem” da UCP, “devendo chamar a atenção dos que se apresentarem de maneira imprópria”. O gosto pessoal dita a regra do alheio? Quem diz o que é “impróprio”?

O Conselho Académico de uma universidade católica poderia concentrar-se, por exemplo, na importância de criar alternativas à ditadura financeira dominante. E em que nela se ensinassem mais valores de acordo, por exemplo, com os apelos do Papa à “refundação do sistema financeiro” e menos com a formação de elites que reproduzem o desejo de lucro dos “mercados”.»

Autoria e outros dados (tags, etc)


200 comentários

Sem imagem de perfil

De edu a 19.07.2011 às 18:22

Oh Marujo, o teu barco navega pra trás, A U.C navega pra frente. O tempo de Cristo, e esse de Assis já se perdeu nas calendas do tempo. Hoje hà regras defenidas a cumprir e a UC como qualquer outra entidade tem que defenir as suas regras. Quem não gostar que procure outras paróquias .....edu
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 19.07.2011 às 18:24

ó rapaz da tuna, para trás navega essa mentalidadezinha... quem não gosta são os católicos que não se reconhecem numa universidade que de católica só tem o nome, quase nada na prática...
Sem imagem de perfil

De edu a 19.07.2011 às 18:30

Tá-se mesmo a ver que o "distinto "marujo pertence a uma esquerdazita bolorenta e não tem entrada nos navios da esquadra do futuro...edu
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 19.07.2011 às 18:32

bolorenta é a tunice que enxameia estas universidades... a começar pelo edu, que de inteligência argumentária tem zero.
Imagem de perfil

De Blogs PT a 20.07.2011 às 14:42

Pois eu licenciei-me na UCP e sou contra esta ditadura de vestuário... sou da dita esquerda bolorenta mas tal não me impediu de me licenciar com média de 17. Quando entrei na dita faculdade, foi o primeiro ano do curso de comunicação social e cultural e até abaixo assinado houve para correrem connosco de lá, porque nos vestíamos mal, falávamos alto e ao mesmo tempo no bar, o mesmo que eles nos acusavam de monopolizar...leia-se estarmos todos juntos na brincadeira (enquanto os colegas dos outros cursos preferiam não se dar uns com os outros).... 20 anos depois nada mudou... :((( P.S. as mentalidades avançadas são as que olham para a pessoa, aluno ou empregado e o valorizam pela sua personalidade, integridade, respeito e competência e não pelo que veste! Roupas e carros não fazem as pessoas
Sem imagem de perfil

De jlcr a 21.07.2011 às 21:37

Ai Edu, Edu. O teu português não é próprio de Universidade tão conceituada. Vê lá se te "defenes" melhor.
Sem imagem de perfil

De O paciente a 19.07.2011 às 19:27

Acho, simplesmente fantástico. É mesmo assim! Quando alguém, como o Marujo, tem uma opinião contrária à nossa, o melhor è chutar para canto classificando-o como comuna, atrasado, bolorento, etc.
Sé é este o ambiente na UC, na verdade, Cristo não entraria porque sentia, já ao longe, a podridão e a falta de respeito pela diferença que existe nestes "iluminados" da UC.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.07.2011 às 11:07

Pois é. Cristo não entraria na UC, e seria crucificado pela instituição Igreja católica.
Sem imagem de perfil

De fernanda domingues a 20.07.2011 às 11:08

É assim mesmo, Paciente. A nossa liberdade acaba onde começa a liberdade dos outros!
Sem imagem de perfil

De Gena a 21.07.2011 às 08:14

Mas será que vão continuar a discutir,por uma coisa que não tem valor nenhum?Basta, vocês são o nosso futuro, os presidentes os ministros os secretários de estado, enfim ou nossos representantes.Daqui a uns anos vão-se rir de tanta palermice que escreveram. Não podem nem de um lado nem de outro ser mais papistas que o papa. Não precisam de ir engravatados, nem tão pouco de casaca, existe um meio termo..aprendam a defender os vossos intereses,mas não desta maneira.Sem tino, há que respeitar os outros se querem ser respeitados. Já agora tenho 67 anos, os meus filhos tb frequentaram a faculdade e nunca vi tanta palermice.Lembrem-se que pelo que vocês lutam agora daqui a 10 ou 20 anos, vão pensar de outro modo.Desculpem a escrita a pontuação os erros ortigráficos ou o acordo, mas.....não andei na faculdade. Fiquei-me por um curso médio. Abraço a todos, e pensem que esta discussão não leva a nada.
Sem imagem de perfil

De ffsantos a 20.07.2011 às 19:55

Meus caros eu penso que Jesus entrava e tentava construir pontes que fossem mais positivas, se calhar tentava demonstrar que ser diferente não è ser nem melhor nem pior è isso mesmo.
Sem imagem de perfil

De gabi a 20.07.2011 às 00:48

Apenas isto ATRA SA DO MEN TAL

e EST UP IDO
Sem imagem de perfil

De Miguel - Alenquer a 20.07.2011 às 10:00

PPPPFFFFFFF.
Tadinho do Edu.
Sem imagem de perfil

De Rita Torroais a 20.07.2011 às 14:18

Olhe Edu, concordo com o Marujo porque bom senso e liberdade não se confundem com ditadura de estilo de quem acha que só o seu gosto pessoal está certo. Borolento e cinzento é achar que calções e chinelos não são próprios de uma academia. O Marujo tem razão: preocupem-se mais com os valores e menos com os trapos. A propósito, já que me parece ter frequência universitária, não se escreve "defenir" mas sim "definir". Fica sempre bem escrever correctamente, mesmo em pelota. Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De Jose Teixeira a 20.07.2011 às 19:43

Edu, olhe que o Titanic foi um navio da esquadra do futuro e durou menos que uma viagem.
Sem imagem de perfil

De licenciado a 19.07.2011 às 21:55

Ora aí está uma grande verdade. Pertencia uma dessas escolas que agora faz parte desse, digamos pólo, que realmente de ctólica só têm o nome. Mas mais não me convém dizer...deixa andar pode ser que um dia abram os olhos!
Sem imagem de perfil

De Abreu a 19.07.2011 às 18:48

Caro Edu , acho que definir é com "i". Mas o que me parece interessante no artigo do Miguel Marujo é que mais do que as vestes, não se nota na UCP nenhum ênfase no humanismo, tanto no âmbito do ensino, como no ambiente dos estudantes, onde nem sequer há espírito académico. Parece-me que Cristo até poderia lá entrar mas acho que ficaria lá pouco tempo...
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 19.07.2011 às 19:02

apenas um reparo: o texto é de António Marujo, reproduzido por mim.
Sem imagem de perfil

De ANTONIO a 19.07.2011 às 19:32


DEFENIR OU DEFINIR
Sem imagem de perfil

De crocodilo a 19.07.2011 às 19:43

Oh Edu, antes de criticar os textos dos outros, deveria aprender a escrever em português. Em três linhas de texto, consegue dar quatro erros. Onde é que estudou? Nas Novas Oportunidades? "Não vá o sapateiro além da chinela"...
Sem imagem de perfil

De Miguel Costa a 20.07.2011 às 09:40

E o que raio têm as novas oportunidades a ver com isto, pode-se saber?
Sem imagem de perfil

De joaogsb a 20.07.2011 às 14:57

Nas novas oportunidades não se estuda, reconhecem-se competências. Eu sou formador das Novas oportunidades, o que não quer dizer que concorde com este processo. Mas, concorde-se ou não, deve-se saber do que se fala, e um facto é que não é correcto dizer que se estudou nas Novas Oportunidades.
Sem imagem de perfil

De crocodilo a 20.07.2011 às 17:52

Se bem entendo, nas novas oportunidades não se estuda... mas sai-se de lá com um diploma, ou atestado de "competência" ou de "equivalência"! Em terra de cegos, que tem um olho é rei. O processo designado por "novas oportunidades" foi um dos muitos barretes enfiados aos portugueses, e aqueles que as frequentaram só se enganaram a si próprios.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.07.2011 às 20:53

Mai nada.........
Sem imagem de perfil

De Miguel de Jesus a 19.07.2011 às 20:59

@edu: LOL... quando não se consegue ser grande tem de se parecer, está certo... ;-)
felicidades e um abraço fraterno!
Sem imagem de perfil

De MP a 19.07.2011 às 21:25

Andar para a frente também implica escrever português correctamente. É "definidas" e não "defenidas". E o que é que a Universidade Católica tem a ver com as paróquias...?
Imagem de perfil

De Zé da Burra o Alentejano a 20.07.2011 às 16:51

Caro MP " - e já agora, após a implementação do "Acordo Ortográfico", também se deve escrever CORRETAMENTE " e não "CORRECTAMENTE", considerando que o "C" não se lê.
Sem imagem de perfil

De o.s. a 19.07.2011 às 23:28

oh Edu, esse comentário de ter que andar de fato e gravata espelha a "mentalidadezinha" de grande parte do nosso Povo. O Edu deve ser daqueles que após uma licenciatura exige que o chamem de Sr. Dr.,...enfim triste mentalidade essa. É por haver muitas pessoas como o Edu que este país não avança e olhe, infelizmente, por motivos profissionais tenho que vestir todos os dias fato e gravata, mas sou a mesma pessoa quando ando de chinelos e calções.
Dediquem-se à qualidade de ensino (essa sim faz falta em Portugal) e deixem as vestes para os desfiles de moda.
Imagem de perfil

De rodamarante a 19.07.2011 às 23:31

Oh Edu, e escrever "hà", "defenidas" e "defenir" dá direito a entrar na Católica?
Imagem de perfil

De Aristides a 20.07.2011 às 00:02

Oh Edu: é definir! Não me digas que tiraste o curso na Universidade Católica? E há tem o assento ao contrário...Ai, ai!
Sem imagem de perfil

De cj a 20.07.2011 às 10:55

E, Sr. Aristides, é acento e não assento. Quem tem assento são as bicicletas, por exemplo...
Sem imagem de perfil

De Jocks a 20.07.2011 às 00:43

E tu devias aprender a escrever antes de falares m... "defenir"???? É por causa do Acordo Ortográfico? LOL
Sem imagem de perfil

De Miguel a 20.07.2011 às 01:09

Edu, o barco da UC de que fala, aquele que "anda para a frente" e não para trás, é o mesmo que forma os advogados e economistas que se têm espalhado pelas firmas de advogados, empresas de consultoria e grupos económicos de Portugal levando o país a tornar-se numa economias mais fortes da Europa? É porque aqueles que eu conheço da Católica, e não são poucos, estão apenas interessados neles próprios, em fazer dinheiro rápido e pouco mais. Serão esses os valores tão importantes (valores cristãos?) para que o barco "ande para a frente" que são ensinados na UC?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.07.2011 às 10:24

EDU antes de comentar quem tem cabeça para pensar, aprenda a escrever em português, pois se não é analfabeto, já que acéfalo parece ser pela natureza do seu comentário desprezível, imita muito bem, com os seus erros ortográficos. Assim, limite-se ao seu ambiente, e não comente pessoas inteligentes, como será o caso do autor do pequeno artigo.
Sem imagem de perfil

De Afonso a 20.07.2011 às 10:29

A verdade é que o pecado está nos olhos de quem vê!
Ainda agoa a ministra da Agricultura mostrou o que é ser-se moderno. É pugnar pela competência e capacidade e jamais julgar a aparência. O melhor professor que já tive sentava-se nas mesas, mas nunca deixou de ensinar e fêlo de tal forma bem feito que ninguém queria saber o que vestia ou se ignorava códigos de conduta feitos por quem não tem mais em que pensar. Farda usa-se na tropa!! e chega
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.07.2011 às 19:55

Fê-lo e não fêlo...
Imagem de perfil

De jos a 20.07.2011 às 10:33

Ó edu andar p'ra frente não significa passar a escrever "pretuguês"...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.07.2011 às 10:45

WTF
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.07.2011 às 10:36

Caro Edu,

Acho que o "Deus" que é para o rico, deve ser o mesmo que é para o pobre !? Acho que as pessoas deveriam ser tratadas da mesma forma! Afinal somos todos seres humanos ! Sou contra a "descriminação" ...Têm sorte aqueles que nasceram em berço de oiro...não é por isso que vamos descriminar as pessoas !!! A "Católica" sendo assim...estando ligada à Igreja...faz-me muita confusão!!!
Sem imagem de perfil

De Maria a 20.07.2011 às 10:37

Caro Edu,

Acho que o "Deus" que é para o rico, deve ser o mesmo que é para o pobre !? Acho que as pessoas deveriam ser tratadas da mesma forma! Afinal somos todos seres humanos ! Sou contra a "descriminação" ...Têm sorte aqueles que nasceram em berço de oiro...não é por isso que vamos descriminar as pessoas !!! A "Católica" sendo assim...estando ligada à Igreja...faz-me muita confusão!!!
Sem imagem de perfil

De Nuno a 20.07.2011 às 10:57

Que pena que vós estudantes da UC pensei assim, Cristo não teve não tem nem terá MODA, logo dizer que o tempo Dele já se perdeu nas calendas do tempo é o mesmo que dizer que Cristo e Francisco de Assis hoje estão desactualizados
Imagem de perfil

De LB a 20.07.2011 às 12:18

Oh edu , veja se corrige a ortografia antes de publicar as as suas ideias (que por acaso não são muito católicas...), a saber:

"... defenir ...".

Acho que está na paróquia errada, é claro que acompanhado pelos "frequentadores" da UC...

Sem imagem de perfil

De André Luís a 20.07.2011 às 13:05

A UCP é das instituições mais arrogantes e snobs do nosso país. A falta de apoio e solidariedade para com os alunos que cursam na mesma e que têm dificuldades em adaptar-se á "feira de vaidades" é inquietante. O sistema de propinas...obsceno, como diria um antigo Ministro de Finanças.
E esta nova regra sobre vestuário, sinceramente, soa a uma espécie de tentativa de criar um espírito maçónico. MAs no fundo a UCP nunca será mais que uma universidade...e ainda por cima, nunca estará ao nível das melhores a nível internacional na sua área e a nível nacional na área da Engenharia, como tão arrogantemente anunciava á uns anos.
PorquÊ? Porque o êxito de uma Universidade reside na riqueza das pessoas que de lá saiem. E não da roupa que vestem ou das propinas que pagam.
Sem imagem de perfil

De Tiago a 20.07.2011 às 15:42

Definir... de definição... ok? obrigado.
Sem imagem de perfil

De boriscanis a 20.07.2011 às 16:40

Eu fui estudar para a Holanda nos anos 70. Na minha turma tinha gente mal vestida (a maioria), alguns traziam o cão e comer uma sopinha na aula eram coisas que não aqueciam nem arrefeciam quem quer que fosse. Os professores (a maioria) eram tratados por tu. No entanto havia respeito uns pelos outros e a qualidade do ensino, aposto que superior ao da Católica de hoje. Temo que pessoas como o edu, preocupados só com fachadas, por mais que naveguem, dificilmente o farão "para a frente".
Sem imagem de perfil

De José a 20.07.2011 às 16:45

Ó Eduzinho , deves ser daqueles que nasceu com o cu virado para a lua só te preocupa os cifrões, e ainda achas que és o maior e que vais ser o melhor economista ou gestor do mundo, não passando exclusivamente de um menino mimado, que não sabe o que é a vida e que se puderes espezinhar os que estão em situação mais precária não hesitarás, nem que sejam os teus pais, no meu Portugal, costuma-se dizer: "és cão que não conhece dono"
Sem imagem de perfil

De Tito Baptista Pereira a 20.07.2011 às 18:02

Tantos erros num comentário tão curto. A capa e batina encobrem muita ignorâcia.
Tito
Sem imagem de perfil

De marla a 20.07.2011 às 18:29

Já que as regras são assim tão importantes, talvez fosse conveniente colocar os assentos como elas mandam. Assim: há e não hà!
Sem imagem de perfil

De hoje a 20.07.2011 às 19:10

«Hoje hà regras DEFENIDAS a cumprir e a UC como qualquer outra entidade tem que DEFENIR as suas regras.»
REDEFENIR?!
Eu redefino
Tu redefines...
Lindo, lindo, aposto que já DEFENISTE o teu futuro. Talvez precises de ir para Paris "estudar" Filosofia com o Pinóquio.
Imagem de perfil

De povorelo a 20.07.2011 às 19:24

Oh Edu, o teu bote assim manda-te ao fundo, se esses são os valores que andas a assimilar... considerar que Cristo e Francisco se perderam nas calendas é confirmar que a herança VIVA da UCP assenta mais no "quem não é por nós...é contra nós"...e quem não gostar que se mude...!!!!
Muito bonito, sim senhor!... ecuménico, conciliador, inspirando RESPEITO e COMPAIXÃO, apelando á EDUCAÇÃO INTEGRAL, em CONSCIÊNCIA, com regras aceites e fundadas na mesma, e na FÉ da importância dos valores que a UCP promove ( não por decreto ou determinação!!!) ....
Uma verdadeira pérola , as afirmações do Edu ... reveladora do nível de aceitação que decerto a UCP quer promover.....!!!???
Talvez para fazer esquecer como contribuiu para alimentar intelectualmente a mentalidade de algumas gerações dos nossos gestores ( felizmente com honrosas excepções) profundamente comprometidos com as teses que estão a levar o mundo à bancarrota ( em vez de refundar ÉTICAMENTE a formação financeira das suas Escolas)....
Há sempre maneira de fazer esquecer estas grandes questões ...desviando-nos e...dando atenção, às saias ou ao decote das alunas...ou às chinelas de praia e aos calções, como se essas não fossem excepções ocasionais, sanáveis no momento e minimizadas pela inadequação... aproveitando para fazer PEDAGOGIA de SALVAÇÃO como é vocação de uma Universidade CATÓLICA!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.07.2011 às 19:38

edu ?!...

Desde quando é que o traje define a qualidade do ensino ou do ser humano ????

A U.C é a demonstração viva da falta de qualidade no Ensino Superiuor em Portugal !

E além disso nenhum Prof. Investigador/a gosta de usar "fardas" porque o livre pensamento é o denominador comum de quem realmente se dedica ao trabalho de expandir conhecimento real sobre a sociedade e com a digna qualidade da bondade, ou seja , para que o edu entenda melhor , a qualidade de vida de tod@s os cidadã@s!

A U.C está ultrapassada na sua metodologia e esta atitude é apenas a antesala do prenuncio da sua "morte" até porque uma Universidade de pessoas com um nivel reduzido de inteligencia prática não consegue sobreviver às alternativas existentes... ainda mais quando as Dissertações e Teses são realizadas por "encomenda" a serviços externos ... É esta a face da UC.

Com os melhores cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De taberneira a 22.07.2011 às 22:41

«A U.C está ultrapassada na sua metodologia e esta atitude é apenas a antesala do prenuncio da sua "morte" até porque uma Universidade de pessoas com um nivel reduzido de inteligencia prática não consegue sobreviver às alternativas existentes... »

Estudei na UCP e considero-me uma pessoa inteligente. Quanto à questão da roupa, não vejo mal nenhum nisso.
A universidade tem as suas regras; quem quer estudar lá tem que se sujeitar. Afinal de contas ninguém vai para a Católica por convite :)
Uma universidade não deixa de ser boa por ter regras, muito pelo contrário!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.07.2011 às 18:32

Ninguém, falou na obrigatoriedade da gravata. que triste é ser radical. Ser moderado e sensato é sinal de intelegência . E esta não é para todos
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 19.07.2011 às 18:42

de facto, "intelegência", caro anónimo, não é para todos...
Sem imagem de perfil

De UNO a 20.07.2011 às 11:22

Correcção* Inteligência e não Intelegência.
* Antes do maldito acordo.
Sem imagem de perfil

De Mónica a 19.07.2011 às 18:41

Pessoal isto é assim, de um lado temos as universidades privadas, doutro as públicas e doutro a católica que de nada tem haver com as outras. é lá um mundo à parte, por isso,chinelos e camisolas do benfica é favor ficarem no guarda-roupas antes de ir para a UCP lol
Sem imagem de perfil

De Monica2 a 19.07.2011 às 23:32

A UC é uma universidade que recebe dinheiro do estado, mas cobra aos alunos uma mensalidade muito acima das universidades publicas. A igreja católica continua a receber e a movimentar milhoes de euros por ano, uma boa parte dos Srs Bispos e afins, teem um carro topo de gama, umas vestes para as cerimonias que custam centenas senão milhares, etc etc, continuo a ouvir desses senhores barbaridades, que não abonam à mensagem de jesus cristo, de tolerância, de respeito pelo outro e de dar a outra face. Afinal continuam a espelhar a mensagem de olho por olho, dente por dente.
Sem imagem de perfil

De João Monteiro a 20.07.2011 às 01:32

Atenção ao "...que de nada tem haver com as outras...".
Sem imagem de perfil

De LURDES a 19.07.2011 às 18:48

Cristo jamais entraria na Catolica. Alias seria novamente crucificado ou então internado no hospicio.
Sem imagem de perfil

De Eu a 19.07.2011 às 18:49

Concordo com a ideia subjacente: É o Homem que faz o fato e não o fato que faz o Homem.

Infelizmente nos tempos que correm ainda subsiste uma mentalidade que apareceu não sei quando : ser "Dr." é bom e se não usamos fato e gravata não somos ninguém. Até o meu próprio pai me tenta obrigar a andar de fato, camisa, sapatinho à anos 70.

Todos me dizem para ir de fato a entrevistas de emprego. E é certo que vejo todos os meus colegas que se apresentam à mesma posição no seu melhor fato e penteado. Eu opto por ir com roupa normal, se houver dresscode na empresa, uma vez contratado sujeito-me, mas enquanto não me pagam para isso não uso fato. E fica a informação... consegui entrar para uma das maiores consultoras internacionais.

Fica a "lei": Nascemos nus, crescemos para usar um fato, para ganhar sustento e sermos "livres" para usar o que quisermos. (Não vejo Bill Gates ou Steve Jobs de fato e gravata...)
Sem imagem de perfil

De manel a 19.07.2011 às 22:32

Também não os vês a irem a reuniões de chinelos , calções de banho , camisolas do Benfica ...
Sem imagem de perfil

De Eu a 20.07.2011 às 07:49

Gosto de pensar que se não vão de chinelos e fato de banho é simplesmente porque não querem. Provavelmente porque nos escritórios o ar condicionado faz com que esteja demasiado frio.

De qualquer das maneiras, o que eu defendo é o evoluir da mentalidade que relaciona a roupa que se usa com o respeito que sem tem por algo. Mas compreendo, algumas pessoas gostam de se sentir importantes e se todos usarmos calções e t-shirt não há nada que distinga um Sr.Dr. de alguém com a 4a classe.
Sem imagem de perfil

De Comentador a 20.07.2011 às 11:27

Não deve ser coisa muito importante !!!!

http://www.watblog.com/wp-content/uploads/2008/06/bill-gates.jpg
Sem imagem de perfil

De Maria a 19.07.2011 às 18:49

Não é uma questão de fato e gravata mas sim de educação.
Pela leitura dos comentarios penso que devem realmente ir para a praia de fato mas o local onde (pelo menos penso assim)deve existir educação (será que existe)vão de calção e chinelos.
Será que quando precisarem de se apresentar para um emprego vão nus
Repito não será necessaria a gravata mas pelo menos uma forma correcta de apresentação.
Em casa como estão vestidos? E qundo recebem alguem? Já sei estão de tal maneira que nem sequer vêm as pessoas e portanto podem estar de qualquer maneira
Sem imagem de perfil

De russo a 20.07.2011 às 19:45

desde quando o fato apresentado por alguem em qualquer ocasião é sinal de educação? só para exemplificar: politicos,padres ,gestores de grandes e medias empresas publicas ou não vestem-se a rigor e nem por isso são mais educados que eu nem tão pouco mais honestos. deixem-se de tretas o que interessa é aprender aquilo que estão a estudar ou aquilo que vestem? se for o que vestem parece-me que sera preocupação para quem tira um curso de design de moda.
Imagem de perfil

De vinaromao a 19.07.2011 às 18:58

Sr.Miguel Marujo, não concordo com o que diz. Chinelos e calções numa Universidade, seja ela qual for, não tem nada a ver com Cristo, nem como Liberdade, nem com Repressão, nem com todos vigiarem todos, mas tão sómente com Bom Senso.A Universidade, seja qual for(novamente repito), não é a praia, não é o café, nem a sala de casa. tem que haver normas e bom senso. É pedir muito? não é , pois não.Seja feliz
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 19.07.2011 às 19:00

mas percebeu o texto escrito? leia de novo...
Imagem de perfil

De vinaromao a 19.07.2011 às 19:13

Li e percebo e sei onde quer chegar Sr.Miguel Marujo..Mas não concordo no geral com a sua apreciação. Posso discordar, não posso? Como deve saber, hoje em dia os abusos são mais que muitos. Nisto como em tudo na vida, um pouco de regra não faz mal a ninguém. Na Liberdade, como estamos a aprender á nossa custa, não deve valer tudo.
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 19.07.2011 às 19:16

Do texto: «Uma universidade não é uma praia, claro. Por isso usamos roupa diferente em diferentes situações. Trata-se de bom senso.» Mas: «Espera-se, assim, que prevaleça a “chamada de atenção” referida pelo reitor. Mas há uma ideia perversa: a de que cada um vigiará a “salvaguarda do ambiente e da imagem” da UCP, “devendo chamar a atenção dos que se apresentarem de maneira imprópria”. O gosto pessoal dita a regra do alheio? Quem diz o que é “impróprio”?»
Sem imagem de perfil

De F.Assis a 20.07.2011 às 09:38

há liberdade a mais em muitas coisas.. mas não nos chinelos ou no vestuário de verão. falso moralismo
Sem imagem de perfil

De manel a 19.07.2011 às 22:34

Parece que é o Miguel Marujo que não percebeu o texto que quis publicar aqui.
Imagem de perfil

De Miguel Marujo a 19.07.2011 às 23:01

Eu percebi muito bem o texto. O Manuel é que mistura o que não se mistura. Adiante
Sem imagem de perfil

De Paulo a 19.07.2011 às 21:55

Resumindo, um gajo pode não saber ler nem escrever, mas vestido com um "Armani" até se convence a si mesmo que sabe ler e escrever... Substância, mais substância... :-)

PS
Esta "coisa", deparo agora que acabei de escrever, tem um corrector ortográfico.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.07.2011 às 10:47

Se tem corrector ortográfico não se nota absolutamente nada. O texto chamou-me a atenção pela reflexão a que obriga. Já os comentários ao mesmo, para além de não acrescentarem novas ideias, destinam-se a criticar de forma depreciativa as ideias, a escrita, etc. Se repararem bem, 90% destes comentários, para além de erros ortográficos, estão mal escritos. Frases a iniciar com minúsculas, entre o ponto final e a nova frase não há espaço, enfim...
Sem imagem de perfil

De Paulo a 20.07.2011 às 11:45

Exacto! "Andamos", quer dizer, anda um Reitor distraído com o protocolo desperdiçando o seu tempo, e o nosso, e a oportunidade de se dedicar, concentrar naquilo que realmente é importante...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.07.2011 às 14:24

LOL
Sem imagem de perfil

De russo a 20.07.2011 às 19:48

bem dito,nem eu diria melhor... por isso é que o Ronaldo fala muito bem e a escrever deve ser magnifico.. o homem é a cara da Armani.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.07.2011 às 19:53

SOMENTE e não sómente... E após a pontuação (ponto final, ponto de interrogação ou exclamação, virgulas) deve deixar-se um espaço e começar a nova frase com letra maiúscula após os pontos (final, de exclamação ou interrogação).
Penso eu de que...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.07.2011 às 19:10

HIPÓCRITAS. Estes novos vendilhões do templo que se dizem católicos , mas fazem da sua universidade um negócio onde qualquer palerma desde que pague as altíssimas propinas, se pode tornar um burro licenciado. Se houver Inferno o vosso lugar está lá cativo...
Sem imagem de perfil

De coveiro a 19.07.2011 às 19:11

Miguel está a pregar aos burros , não perca tempo o QI desta gente é de macaco
Sem imagem de perfil

De Andre a 20.07.2011 às 01:35

Assino por baixo, esse pessoal da UC tem o QI muito baixo e não se pode perder tempo com eles.. Pode ter nome mas continua a ser das piores faculdades do país, há publicas que são tão melhores e em vez de pagar 20.000€/25.000€ para fazer o curso, pago 5.000€ por estar numa pública e tenho muito mais prestígio no mercado
Sem imagem de perfil

De Não sou de comentar a 19.07.2011 às 19:19

...mas estava à espera de assistir a uma ovação de pé ao seu texto.

Correcto, moderado ( sublinho ) e no entanto, lúcido e assertivo. Aliás, muitos dos que refere decerto o elogiariam a si.

Entendo que a maioria não saiba ler um texto, porque raramente se escreve de forma compreensível, mas cada vez mais vejo que se perdeu a capacidade de se saber ler de todo.

Parabéns, excelente reflexão.
Sem imagem de perfil

De F. reis a 20.07.2011 às 14:43

Todas as opiniões este blog, se destinam a rebaixar uns aos outros, eu li a noticia da católica sobre as maneiras de vestir de alguns estudantes . A minha opinião e diferente a chamada de atenção e para aqueles alunos que se apresentam com as calças abaixo das nádegas com parte das cuecas de fora e de enfias nos pés cheios de metais na face para essas pessoas também acho bem uma universidade seja ela qual for é onde se formam pessoas algumas no futuro nos irão governar e um pouco de boas maneiras não faz mal a ninguém
Sem imagem de perfil

De jorge a 20.07.2011 às 17:00

Para F.reis:
Boas maneiras??? quais? Quem nos tem governado não tem sido os tais "boas maneiras"?
Acorde meu caro!!! essas personagens de fatinho levaram o mundo à situação em que nos encontramos. Admirável mundo novo!! Todos iguais de fatinho e gravata, quem pensa assim é quadradão, e devia estar internado num manicómio....eheheheh.
Sem imagem de perfil

De edu a 20.07.2011 às 17:54

Eu gostaria de ver quantos de vós vão ter êxito na vida. Sois uma geração a reciclar ! Os v/comentários fazem adivinhar o v/futuro. Se por acaso algum de vós tiver êxito, que o diga para eu pedir desculpa. E desta vez é PONTO FINAL
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.07.2011 às 00:28

edu

eu não entendo o teu conceito de "êxito" (será frrquentar a U.C. e andar de fato e gravata ...?! ) mas posso dizer que o acto de reciclar é muito saudável e bom para o meio ambiente em geral dadas as problemáticas existentes ( mas parece que tu não estás a favor de práticas de sostentabilidade ambiental...) !

Quanto ao resto da temática posso também dizer que integro uma comunidade de nudistas, este facto sob a tua perspectiva existencial faz de mim uma pessoa com um perfil para frequentar a U.C ??!

Com os melhores cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De Não sou de comentar a 20.07.2011 às 18:58

Não, Fernando, no meu caso a intenção não foi de rebaixar os outros. Aliás, devo dizer que me faz confusão essa atitude. Talvez por isso não me motive andar a comentar o que quer que seja - parece que a maioria não está disposta a trocar opiniões de forma saudável e construtiva. Não me consegui abster, nesta situação particular, mas o comentário surgiu em solidariedade para com o autor do blog e penso que até poderia contribuir para que os intervenientes tivessem um pouco mais de ponderação na sua análise ao texto - para concordar ou discordar. No meu caso, não posso acrescentar mais nada - concordo em absoluto com o raciocínio apresentado.

Exactamente tomando o F Reis como exemplo - leia o que escreveu e compare com o texto que comentou:

"Uma universidade não é uma praia, claro. Por isso usamos roupa diferente em diferentes situações. Trata-se de bom senso. " ( existe aqui uma concordância explícita com o acto de censurar e penalizar a falta de bom senso ).

A questão não é a opinião diferente. A questão é que o F Reis, como muitos dos que comentam. pretendem discordar da opinião expressa no texto, concordando com ela, sem se aperceberem disso.

Perante esta troca de opiniões que nada tem a ver com o assunto, pura e simplesmente, não insisto mais.

Agradeço-lhe o facto de me ter dado a oportunidade de esclarecer a minha intervenção.

Comentar post


Pág. 1/11






Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2006
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2005
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2004
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2003
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D


Links

KO! [EM DESTAQUE]

  •  
  • OS QUE LINKAM A...

  •  
  • MUITO CÁ DE TODOS OS DIAS

  •  
  • CÁ DA CASA TUDO PARADO

  •  
  • MUITO CÁ DO PRÉDIO

  •  
  • MUITO CÁ DO BAIRRO

  •  
  • ESPECIALISTAS [CINEMÚSICA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [COMUNICAÇÃO]

  •  
  • ESPECIALISTAS [ESCRITA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [HISTÓRIA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [FOTOGRAFIA+ILUSTRAÇÃO]

  •  
  • ESPECIALISTAS [IGREJA]

  •  
  • ESPECIALISTAS [HUMOR]

  •  
  • ESPECIALISTAS [SABERES]

  •  
  • PARA DESCOBRIR

  •  
  • FORA DOS BLOGUES





    Sitemeter